quinta-feira, 1 de maio de 2008

Iom HaShoá Ve Gvurá

Fonte: Visão Judaica

Hoje em Israel, ao som de uma triste sirene aguda, milhares de pessoas pararam suas vidas por um minuto. Um simples minuto que representa a memória de um fato, cujo esquecimento espreita e assusta à todos: o Holocausto. Nesta data se lembra todo o terror enfrentado por muitas pessoas nos campos de concentração, se presta respeito ao heroísmo dos que lutaram na Segunda Guerra Mundial e, principalmente, não se esquece o fato.

É um dia triste, porém importante, mais importante que o 11 de setembro. É nele que se passa adiante uma história que não pode se repetir, é nele que se enfrenta o nazismo olho no olho. E esse dia devia ser lembrado no mundo todo, todos deviam parar por um mísero minuto e pensar no que a humanidade foi extremamente conivente, no que a sociedade viu uma nação se transformar e na letargia que o socorro chegou para esse povo. TODOS, sem exceções deviam saber o que foi a Segunda Guerra e este deveria ser um dia de paz mundial, sem crimes, um dia de pensar e refletir.

Um dia onde todas as etnias se respeitem, onde árabes vejam os judeus com outros olhos e vice-versa. Um dia em que a fome não seja o único pensamento dos pobres e o dinheiro o dos ambiciosos. Um dia que nunca mais podemos apagar.

Originalmente a data era comemorada no dia 19 de março, por causa de sua criação (19/03/1943 dia da resistência do Gueto de Varsóvia). Mas, com a criação do estado de Israel, a data foi movida para o dia 27 do mês judaico, Nissan. Em função do calendário este ser lunar, portanto móvel, cada ano o dia é comemorado em diferentes datas no calendário cristão. Pessoalmente acho que todo o dia é o dia do holocausto, o mundo não pode ignorar um genocídio e muito menos a sua violência atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo...