terça-feira, 20 de maio de 2008

Fonte Talavera


Foto: Juliana Marina Moreira / PMPA

A famosa fonte Talavera, que habita o centro de Porto alegre, quebrada em 2005 por manifestantes, passa por nova obra de restauração e deve ter conclusão em meados de julho.

A fonte que havia sido revitalizada em 2000 foi vandalizada durante uma manifestação há três anos. Retirada no dia 9 de maio deste ano para que seja feita a sua substituição, a fonte foi criada por Juan Ruiz de Luna em seu atelier em Talavera de la Reyna, Espanha. Esta tem mais de 150 anos e foi presenteada a Porto Alegre pela Sociedade Espanhola de Socorros Mútuos, no centenário da Revolução Farroupilha, em 1935.

As peças danificadas foram encaminhadas à Europa para que profissionais da cidade espanhola, Talavera de la Reyna, pudessem restaurá-la. Prontas desde outubro do ano passado, as partes da fonte só chegaram a capital gaúcha no mês de março, onde permaneceram em um cofre por mais um mês em função do burocrático anúncio da obra de revitalização.

O arquiteto responsável pela obra em Porto Alegre, Edgar da Luz diz que a montagem da infra-estrutura do local já está em fase final. Além da parte estética, o monumento ganhou um novo sistema de bombas e passará ainda por uma limpeza.

A restauração teve custo aproximado de R$ 65 mil. E segundo a coordenadora da Memória Cultural do Município, Miriam Aloísio Avruch, somente o valor de confecção das peças se estabeleceu em torno de R$15 mil. A instalação da bacia, entre outras partes, tem apoio financeiro do governo espanhol e conta com recursos do Fundo do Patrimônio Artístico e Cultural (Funphac). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo...