terça-feira, 20 de maio de 2008

Maitê escritora

“Eu assisto tudo que é programa dela, porque ela é muito inteligente, é uma pessoa que viajou muito (...) Ela é muito simples, muito singela no que ela fala” – Bernardete Pompermayer, 56 anos, funcionária pública estadual.

Após o grande sucesso de vendas do livro “Uma vida inventada” (Editora Ediouro, R$20,30), a atriz e autora deste, Maitê Proença Gallo, compareceu a um talk-show com o repórter e apresentador Túlio Milman no Shopping Praia de Belas na tardinha desta última quarta-feira, dia 14 de maio.

Resultado de uma parceria com a Livraria Saraiva, o evento recebeu um grande público de fãs da escritora. Túlio Milman deu início à entrevista falando de seu primeiro livro que ganhou uma edição ampliada recentemente, “Entre Ossos e a Escrita” (Editora Agir, R$23,90), com cinco crônicas inéditas. Neste, ela relata momentos de sua vida profissional através de publicações variadas na Revista Época, em 2005, sucesso de vendas em Portugal.

O livro que Maitê Proença está lançado agora já está esgotado nas livrarias do país, segundo Maitê, devido a um erro de cálculo no número de exemplares. O único lugar que ainda possui a obra para venda com disponibilidade imediata é a Livraria Saraiva Praia de Belas. “Uma Vida Inventada” superou o primeiro lugar na listagem dos mais lidos de ficção da Revista Veja e se tornou o livro mais vendido no Brasil nas últimas semanas, desde seu lançamento.

Milman questionou Maitê como era a sua relação com imagens e letras, como essas duas formas conviviam dentro da espiritualidade da atriz. Maitê disse que “ator está sempre representando a visão de mundo, o olhar, as questões de uma outra pessoa que escreveu aquilo que é representado (...) e a gente tem que tomar aquilo pra si de tal forma que a gente consiga se emocionar com aquilo. Esse público do ator eu já tenho porque eu estou há quase 30 anos nessa vida como interprete dramática, e eu acho que chegou uma hora em que eu fiquei com vontade de estreitar o laço entre mim e esse público que já existe”.
Ao longo do talk-show, ocorreram interações com o público, dando oportunidade aos participantes de fazer perguntas direcionadas a Maitê. Respondendo aos fãs, a autora disse achar seu livro “bonito e delicado”. Túlio Milman aproveitou a oportunidade para questionar se o livro era baseado em sua vida real. “A gente não inventa nada, está tudo na vida”, respondeu a atriz com bom humor.

Um dos temas das perguntas foi a relação de Maitê Proença com o programa Saia Justa (todas as quartas-feiras, ás 22:30h no GNT), onde ela, Betty Lago, Márcia Tiburi e Mônica Waldvogel debatem assuntos da atualidade. “O programa saia justa é ao vivo, interagindo com outras pessoas, e nós todas somos muito distintas”, disse Maitê explicando a diferença entre ser atriz e ser ela mesma diante das câmeras. Ela ainda confessou não gostar de notícia: “eu só leio jornal por conta do Saia Justa (...) eu acho que noticiário não é cultura, nada daquilo você vai levar com você”.

No entanto se considera uma pessoa culta e viajada. Prestou oito vestibulares diferentes em áreas distintas. Chegou a cursar algumas como psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e comunicação social habilitação jornalismo na Universidade de São Paulo (USP). Mas largou as duas e foi viajar pelo mundo. “Viajar foi minha faculdade”, diz orgulhosa de suas escolhas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo...