domingo, 11 de maio de 2008

O legado de Olegário


Entre os dias 17 de abril e 25 de maio, ocorre a mostra das obras de Olegário Triunfo na sala Augusto Meyer da Casa de Cultura Mario Quintana. O artista, que faleceu em 2001, deixou como legado pinturas, esculturas entre outras formas arquitetônicas. As telas, que ilustram o dia-a-dia e a vida simples deste gaúcho, agradam os passantes com seus tons coloridos.

Olegário iniciou sua carreira artística na década de 1970, teve obras expostas no Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS) e se tornou vereador de sua cidade natal, cujo nome adotou como sobrenome artístico, Triunfo. Seu verdadeiro nome era Vânius Olegário Machado e ficou famoso por sua luta pela conservação do patrimônio histórico de sua cidade, mais tarde vindo a ser membro do movimento tradicionalista gaúcho.

Uma curiosidade da exposição, é que a maioria de suas obras não possui título. As telas exibem imagens cotidianas como crianças brincando, pessoas no parque, um circo, e algumas cenas religiosas como a Nossa Senhora Aparecida segurando o menino Jesus e o próprio Cristo em sua morte. Mesmo simplórias, as imagens passam muito mais do que tinta e pincéis; têm significado, basta olhar com atenção para interpretar a obra apreciada.

Além das pinturas, as esculturas encantam também. Formas humanas nada convencionais talhadas em ferro e madeira enfeitam o meio da sala Augusto Meyer. Sua paixão pela pintura e a arquitetura se mantem preservada dentro do coração da Casa de Cultura e está aberta ao público. A visitação é gratuita e é permitido tirar fotos das obras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo...