sexta-feira, 13 de junho de 2008

Exposição “Moderno no Limite” permanece até agosto

A Fundação Iberê Camargo (FIC) instituída em 1995, pelo artista e sua mulher Maria Coussirat Camargo, ganhou nova sede em maio deste ano e já pensa em expandir. A mostra que está em cartaz desde a inauguração do novo museu, 31 de maio, contém 57 pinturas, 21 gravuras e 11 desenhos, organizados de forma não-cronológica, sob a curadoria de Mônica Zielinsky, Paulo Sérgio Duarte e Sônia Saltein. “Moderno no Limite” é uma exposição itinerante que percorrerá todo o Brasil durante o resto do ano, seguindo pelo Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba.

O prédio que abriga atualmente as obras começou a ser construído em 2003, na Avenida Padre Cacique, número 2000, pelo arquiteto português Álvaro Siza em parceria com os curadores e com patrocínios de Gerdau, Petrobras, Camargo Correa, RGE, De Lage Landen, Itaú e Vonpar. O projeto foi vencedor do Troféu Leão de Ouro da 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza um ano antes de sua construção. Sendo a primeira obra em concreto branco no Brasil, foi orçado em cerca de R$40 milhões. Jorge Gerdau Johannpeter, que acompanhou todo o movimento de perto e foi um grande amigo de Iberê Camargo (1914 - 1994) diz que o prédio é uma obra encadernada pelo verde.

Na nova sede, haverá ampliações na gama de atividades culturais, dando espaço para seminários, exibições de filmes e documentários, cursos e intervenções artísticas. A FIC oferecerá também Programa Educativo, Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, Bolsa Iberê Camargo e o Projeto de Catalogação da extensa produção do artista. “A construção representa um novo paradigma para as instituições culturais brasileiras, destacando-se por suas inovações tecnológicas”, afirma o vice-presidenta da FIC, Justo Werlang.

Em agosto, inicia-se o Ciclo de Palestras, nove encontros para discutir temas da pintura moderna, expressionismo e contemporaneidade. O evento ocorrerá de 12 a 14 de agosto tendo como palestrantes confirmados: Rodrigo Naves, Maria Helena Bernardes, Glória Ferreira, o alemão Robert Kudielka e, o belga, Thierry de Devu. E a partir de setembro, a mostra “A pintura de Jorge Guinle: Belo Caos” será exposta nos 2º e 3º andares do complexo, com aproximadamente 50 obras sob curadoria de Ronaldo Brito e Vanda Klabin. A programação da fundação vai até fevereiro de 2009.

Dentre as obras expostas, encontram-se as mais famosas como: Carretéis e Maria. O ingresso é gratuito e o estabelecimento funciona de terças a sextas-feiras, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h e quintas-feiras das 10h às 21h. O estacionamento tem capacidade para até cem carros e é isento até 20 minutos. O telefone para contato é (51)3247-8000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo...