terça-feira, 3 de junho de 2008

A morte de um povo


Era índia. Tinha olhos negros e cabelos esvoaçantes. Seios caídos em conseqüência dos filhos que carregou no ventre. Sonhava com campos verdes e a liberdade. Não era escrava, mas estava presa ao seu presente. Presa á uma floresta de pedras.
Usava roupas, pois não conhecia sua natureza indígena. Não falava tupi, nem português. Falava uma mistura de poesia com música. Passava suas tardes tecendo pequenas cestas de vime para vender. Não conhecia o valor capitalista do dinheiro. Tampouco sabia como sobreviver. Era contraditória.
Não tinha anseios, nem esperanças. Nunca conheceu os cerrados de seus sonhos. Apenas ouviu falar deles em sua infância urbana e remota. Cuidava dos três filhos pequenos. Não tinha marido. E sua cama era a sarjeta. Apesar disso, era inocente na essência de seu ser.
O paralelo da Rua Otávio Rocha com as pomposas madames em seus saltos escurecia a inexistência da índia. Todos por ali passavam e nunca percebiam sua arte. Ela era vazia. Misturava-se aos letreiros de lojas e vendedores ambulantes.  Não tinha cultura. Não pertencia a lugar algum. Simplesmente subsistia, aguardando que alguém viesse lhe explicar o que aconteceu com seu povo.
Não possuía vaidades, nem nome. Seus filhos corriam pela rua, famintos e sedentos de respostas. Ela sabia que não chegariam a fase adulta. E se chegassem, seriam fantasmas como ela, assombrando o centro de Porto Alegre. Sendo parte do colorido das ruas. Ou apenas estando ali.
Passaram-se os anos e tudo mudou menos ela. Continuava intacta. Inexata. E agora, sozinha. Abandonada aos próprios erros, sentiu então uma leveza e riu. Riu como se estivesse sentindo a felicidade em seu peito pela primeira vez. Chorou também.
Não entendia o que havia mudado, mas sabia que estava indo para outro lugar. Levantou, viu o céu e as nuvens. Sentiu-se índia pela primeira vez. Seus pés ficaram úmidos na terra do gramado. Agachou-se na beira de um riacho e viu seu rosto de moça. Estava nua como veio ao mundo, com algumas pinturas enfeitando seu corpo moreno.
Pesou nos filhos, na terra, na vida e pela primeira vez entendeu o que era. Sentiu-se livre para ser ela mesma. Viu no horizonte outros como ela, apreciando o pôr-do-sol. Sorriu. Um sorriso sincero. De índia. Afundou os pés na lama e hesitou. A brisa melódica apontou seu caminho. Olhou para traz e agradeceu ao anjo que fazia sinal para que seguisse em frente. Então, correu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo...