sábado, 7 de julho de 2012

Computadores da Apple não são mais vírus-free

Um dos elementos mais cobiçados nos produtos da Apple – além do design divertido, etc. – sempre foi a resistência a invasões viróticas por seu forte sistema operacional.

O hardware dos computadores da maçã é “construído em cima do regulamento mais rigorosamente tecnológico do mundo”, de acordo com o site da companhia, além de parte da sofisticação, enfatizada por eles, ser totalmente imune à qualquer infecção.

O marketing da Apple se defendia, até então, alegando que os PC’s eram problemáticos e lentos. Por outro lado, sabe-se hoje que as máquinas da Mac também são suscetíveis a malwares e outros elementos.

Em abril, um vírus chamado Flashback atingiu mais 600 mil usuários da marca em todo o mundo, com mais de 300 mil máquinas afetadas somente nos Estados Unidos da América (EUA). Hackers procurando informações – senhas, contas bancarias – se aproveitaram da falha nos programas Java para invadir computadores da marca. Boa parte desses ataques se deu em Cupertino, nos EUA.

No clímax do ataque, a Apple baixou sua arrogância em prol da solução das dificuldades. Na página da web da empresa, a mensagem contundente “não adquiri vírus de PC” foi substituída por: “construído para ser seguro”. O slogan “tenha seus dados seguros sem fazer nada” foi trocado por uma versão light e sucinta: “Seguro e garantido”.

O que pode ser apenas uma mudança simples na linguagem comercial, por outro lado é o fim de uma era. Acaba-se o tempo, em particular, onde não possuíamos preocupações. À medida que a nossa informação traça seu caminho, sentir-se seguro “sem fazer nada” não é mais uma opção. Ainda mais agora, para os Mac lovers.

Fonte: The Atlantic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo...