sábado, 21 de julho de 2012

Confira entrevista com diretor da Uffizi

A Uffizi Consultoria em Comunicação é uma das mais conhecidas na área, em Porto Alegre. Com mais de 15 anos de experiência, a empresa além de ser especializada em assessoria de imprensa corporativa, se destaca por possuir um quadro que conta somente com profissionais diplomados.
Sua equipe possui também colaboradores e parceiros, todos movidos pela ética profissional, objetivando uma recepção de qualidade, porém se modernizando e evoluindo a frente do mercado.
Seus produtos são inovadores e o atendimento personalizado, com envolvimento direto dos sócios. Uma das maiores preocupações dos que estão por trás desse sucesso é se adequar à realidade de cada novo cliente. Para compreender como a Uffizi chegou até aqui, confira abaixo a entrevista com o diretor, Almir Freitas.

[Media Stalker’s] Como nasceu a Uffizi?
[Uffizi - Almir] A partir de um desafio lançado por um amigo durante um curso. Até então trabalhava como terceirizado em uma empresa e atendia a maioria das contas. Desafiado por ele, me reuni com duas pessoas e fundamos a Uffizi. As duas não estão mais na empresa.

[MS] Como a Uffizi se mantém no mercado, hoje, onde a concorrência é bem mais acirrada?
[Uffizi - Almir] O mercado está forçando que agências de comunicação – que é como nos caracterizamos – adotem outras posturas e outras condutas. Isso significa perdas significativas, mas é preciso olhar para frente e entender que o prejuízo de agora deverá ser o ganho de amanhã.  E enquanto esta transformação não se completa nos resta matar um leão por dia para sobreviver.

[MS] Como a Uffizi se adaptou ao uso das novas tecnologias?
[Uffizi - Almir] Foi preciso para conseguir sobreviver. Como o grupo tem uma idade relativamente baixa a adaptação foi tranquila e benéfica. Isso porque a tecnologia vem se alterando diariamente e as certezas de hoje são as dúvidas de amanhã e é preciso encontrar soluções.

[MS] Qual o diferencial da empresa em termos de comunicação?
[Uffizi - Almir] A experiência e os resultados alcançados para os clientes. Trabalhar com assessoria de imprensa, publicações impressas e digitais e redes sociais é nosso principal diferencial. Oferecemos soluções completas na área.

[MS] Muitos jornalistas estão saindo da faculdade e abrindo suas próprias empresas. Que dica você daria pra esse pessoal?
[Uffizi - Almir] Resistam em busca de seus ideias. Sejam criativos, sejam originais em suas iniciativas mesmo que isso signifique não reinventar a roda.

[MS] Você acha que ainda existe preconceito dos jornalistas em relação às assessorias de comunicação?
[Uffizi - Almir] Isso vem diminuindo com o tempo. Hoje já temos uma maioria de pessoas em redação que entendem a real função de uma assessoria e assessores que entendem o que realmente eles devem fazer.

[MS] O que você acha dos currículos atuais dos cursos de graduação em jornalismo? Eles preparam para o mercado?
[Uffizi - Almir] Os currículos não devem necessariamente, e somente eles, preparar para o mercado. As pessoas estão acostumadas a comprar receitas prontas mas as soluções não são idênticas para todos. Temos que sair da zona de conforto e ir em busca de soluções adequadas para nós. Não devemos comprar sonhos dos outros.

[MS] O que é assessoria para você?
[Uffizi - Almir] Uma outra forma de exercitar o jornalismo organizacional.

[MS] Até onde vai o empreendedorismo na comunicação sem ser apenas negócio?
[Uffizi - Almir] Não há limites. Existem ideias, ideias lucrativas e projetos que dão certo, se encaixam. Claro, o oposto também é verdadeiro.

[MS] Como é ser comunicador, empreendedor e jornalista tudo ao mesmo tempo?
[Uffizi - Almir] É como o jogador de futebol que cobra o escanteio, corre para cabecear e defende a bola. Vivemos desta adrenalina quando trabalhamos em comunicação. Ela nos completa.

[MS] Como você vê o futuro das assessorias?
[Uffizi - Almir] Bem diferente do atual. Ainda não há uma resposta mas caminhos possíveis. Estou tentando encontrar um deles.

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