segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Entrevista com Marcos Wunderlich

[Media Stalker's] Como nasceu e o onde atua o Instituto Holos de Qualidade?
[Holos – Marcos] O Instituto Holos nasceu há 19 anos em Florianópolis, devido a necessidade de fornecer metodologias inovadoras voltadas para o Desenvolvimento de Pessoas e suas Organizações a partir dos instrumentais científico-pedagógicos e referenciais holístico-sistêmicos. Hoje, atuamos em todo território nacional e no exterior, e somos a única organização que forma, credencia e certifica profissionais de coaching e mentoring com nossa metodologia que denominamos de Sistema ISOR®. 

[MS] O que é uma instrumentação de coachs e mentores? Como isso favorece os empresários e as empresas? 
[Holos – Marcos] O coach dentro de uma organização, visa aos melhores resultados de uma empresa, mas não é só isso. Seu trabalho vai além: ele também age na questão do desenvolvimento humano. Coach é aquela pessoa que orienta o outro, procura melhores resultados, e o mentor é aquele que trabalha mais com a questão humana, do desenvolvimento humano. O coach trabalha as questões técnicas, das consequências, e o mentor trabalha com o comportamental. Coaching e mentoring são exercidas em conjunto, pela mesma pessoa. Ambas são metodologias de desenvolvimento nas organizações. Quando uma pessoa é um líder de alta performance na organização, ele procura usar metodologia de coaching e mentoring para que possa ter melhor desempenho na profissão e fazer com que a equipe traga melhores resultados. De modo bem genérico, o coaching e mentoring podem ser aplicados em qualquer situação, onde haja necessidade de apoio, orientação ou interlocução para atingimento de uma meta ou resultado.

[MS] Qual a importância de se estudar o desenvolvimento de tecnologias e pessoas nas organizações? 
[Holos – Marcos] Há uma grande importância em perceber o desenvolvimento do mercado em relação as tecnologias, seus instrumentais e benefícios voltados ao fator humano. O conhecimento e uso de tecnologias de ponta como uma ferramenta para os processos de gestão de pessoas e de resultados é um caminho que gera excelentes resultados. O coaching é uma metodologia atual, em expansão e com bons retornos quando se trata do assunto. Um coach quando possui uma boa metodologia e instrumentais adequados, pode exercer e conseguir resultados altamente eficazes com seu cliente, o coachee. O coaching pode ser exercido em organizações, mediante implantação de programa interno ou contratação de coaches externos.

[MS] O que é o sistema ISOR® e como funciona? 
[Holos – Marcos] O Sistema ISOR® é um conjunto instrumental científico-pedagógico genuinamente nacional da mais alta qualidade, exclusivo do Instituto Holos e com forte aceitação em empresas e área de RH. Está voltado para o desenvolvimento integrado de pessoas e suas organizações, com base no pensamento sistêmico, na moderna administração, nos avanços da ciência e na milenar sabedoria humana. Utiliza-se, sobretudo, de referenciais gráficos (holográficos) autoexplicativos, formando um know-how próprio e uma metodologia peculiar de aplicação e aprendizado, com base no autodesenvolvimento e na ampliação da mentalidade e visão. ISOR® vem do prefixo grego ISOS, que significa "igual”, "da mesma forma”; e o "R” final, que abrevia a palavra relacionamento, nos remete a atividades e relacionamentos isomórficos, isto é, coerentes, condizentes. Ou seja, ISOR® se propõe fundamentalmente a desenvolver nas pessoas uma vivência relacional com base no isomorfismo, na coerência, na transparência, na reciprocidade entre visão e ação.

[MS] Quais os benefícios e o conteúdo do curso que será oferecido em Porto Alegre no final do mês? 
[Holos – Marcos] O curso é uma excelente oportunidade para profissionais que buscam formação de alta qualidade. Tem duração de 3 dias consecutivos, possui uma abordagem holística-sistêmica e fornece duas certificações internacionais. O curso incorpora ao novo coach variadas técnicas de auto-aprimoramento e de desenvolvimento de competências e habilidades profissionais. O curso permite atuar em uma nova profissão – coach, aplicando a abordagem e as técnicas na área pessoal, familiar e profissional ou também exercendo a atividade de líder-coach em empresas e organizações. É indicado para gerentes atuantes em empresas e para profissionais que atendam pessoas: recursos humanos, psicólogos, terapeutas, área da saúde, educação e demais áreas afins. A formação, além de contemplar os aspectos teóricos e práticos, tem como diferencial a abordagem humana do coaching com o oferecimento da metodologia exclusiva do Sistema ISOR®.

[MS] Que dica você daria para quem está entrando no mercado de trabalho agora e deseja ter sua própria empresa? 
[Holos – Marcos] O ideal seria que todo profissional pudesse passar pela experiência de ser coachee e depois formar-se como coach, como uma forma de aceleração do aprimoramento e não apenas utilizar esta ferramenta em momentos de dificuldades. Importante, aqui, é entender que a atuação do coach é diferente de um consultor – este último propõe uma solução ou fornece uma espécie de receita, enquanto o coach tem uma função de instigar, ativar a criatividade, fazer perguntas poderosas, ordenar o processo decisório para que o coachee possa achar diferentes soluções e tomar sua própria decisão. Um coach nunca toma decisões, ele ajuda o coachee a encontrá-la.

[MS] O que é necessário para ser um líder? 
[Holos – Marcos] Líderes são facilitadores e cooperadores para o bem do todo, pois um líder representa a alma do seu grupo, tem legitimidade 
e capacidade de assumir riscos calculados. Líderes não nascem prontos, eles são formados. Para ser um líder é necessária motivação adequada, e ter um cultivo constante das habilidades e competências que permitam obter resultados positivos através das pessoas. Coaching é uma ferramenta muito adequada para o exercício da liderança de alta performance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo...