quarta-feira, 24 de junho de 2009

Violência Urbana

O Brasil é um dos países com maior índice de mortes por violência urbana no mundo. Uma pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que aqui cerca de 40 mil pessoas perdem suas vidas todos os anos vítimas da intolerância e falta de limites, mais de 11% das mortes do planeta. Associada ao comportamento da sociedade, a violência muitas vezes está ligada às drogas e a instrumentos de ação, como filmes e novelas.

Nos últimos anos, as demonstrações que acompanhamos junto com a mídia foram tão severas que muita gente fez questão de esquecer logo para não ser consumida pelo medo. Crianças arrastadas por carros, mortas pelos pais; pessoas esquartejadas e linchadas em público perante policiais que nada podem fazer viraram parte do cotidiano do povo brasileiro. Não é a toa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) registra o Brasil como o país com a segunda maior taxa de mortalidade por agressão física do mundo, perdendo apenas para a Colômbia, nação que está em guerra civil há mais de 30 anos.

Nunca foi tão perigoso sair na rua, até mesmo ficar em casa. Temos de suspeitar de todos, inclusive do carteiro e da vizinha boazinha que nos traz o chá. As pessoas estão cada vez mais irritadas e agressivas, tudo é motivo para perder o controle e partir para cima. Isso não está certo. Não só os governos, mas a população como um todo precisa olhar para si e corrigir muitos problemas, como a diminuição da infância, por exemplo.

Precisamos tomar uma atitude antes que seja tarde demais e voltemos a viver na Idade Média. Somos civilizados e racionais, não podemos continuar nos comportando feito animais e estimulando essa atitude. Mudar é algo que só vai acontecer se um ajudar o outro, pois nem todos nascem com as mesmas oportunidades. A educação é outro ponto que precisa ser reforçado, é necessário bater na mesma tecla desde criança, explicando que podemos conseguir as coisas através da comunicação e não da guerra.

Um comentário:

  1. Muito bom este artigo, retratando bem as causas da violência, e para aprofundar, como posso ter acesso as pesquisas da ONU, sobre o tema?
    Obrigada. Trabalho com dependentes químicos em recuperação, e tenho interesse em estatísticas envolvendo Porto Alegre e suas cidades do entorno: a grande Porto Alegre. Doris Walther

    ResponderExcluir

Solte o verbo...