quinta-feira, 30 de outubro de 2008

CEN promove cinema para todos

As primeiras duas semanas de outubro agitaram as ruas da capital gaúcha com o Festival de Cinema de Porto Alegre - CineEsquemaNovo (CEN). Aberto oficialmente pelo Musical Amizade no sábado (11) na sala P. F. Gastal, 3º andar da Usina do Gasômetro, o CEN realizou mostras, shows e entregou prêmios para os filmes inscritos na competição. Uma festa temática lotou o Bar Ocidente, na mesma noite, com título de Pulp Friction, fazendo menção a um clássico das telas cinematográficas.
O festival ocorre todos os anos e conta com a curadoria do professor do curso de Produção Audiovisual na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Gustavo Spolidoro. Durante o evento, o cineasta exibiu dois de seus filmes mais recentes: Ainda Orangotangos, filme que relata uma Porto Alegre atual em um único plano-seqüência experimental e se baseia nos contos do escritor gaúcho Paulo Scott; e De Volta ao Quarto 666, explorando a questão do futuro cinematográfico através dos pensamentos do cineasta Win Wenders, também fascinou os espectadores presentes.
Apesar de o CEN se passar no sul do Brasil, recebe trabalhos de todo o país para a mostra competitiva. Entre as categorias, a mais ansiada foi a mostra Sala de Aula, coletânea de curtas selecionados rigorosamente pela comissão organizadora do festival - de alunos dos cursos de Jornalismo, Produção Audiovisual e Cinema. As exibições desta categoria ocorreram dentro das universidades da capital e da grande Porto Alegre. Os participantes podiam classificar a atuação dos filmes, após assistirem as sessões. Os temas variaram muito, desde filmagens sobre o significado de uma palavra em dialeto indígena até uma entrevista com Álvaro Guimarães, jornalista e diretor de Caveira, My Friend!.
No cinema cofre do Santander Cultural a mostra Vanguardeiros Históricos reavivou três grandes obras do cinema mundial: Um Cão Andaluz (1929) de Luis Buñuel e Salvador Dalí, Entr'acte (1924) de René Clair e Francis Picabia, e Le Ballet Méchanique (1924) de Fernand Léger e Dudley Murphy. Os filmes foram muito bem recebidos pelo público, em sua maioria estudantes de cinema, professores e amantes da sétima arte. "É bom que às vezes alguém de acesso a essas coisas para quem tem interesse", comenta Rafael Brayerd Lima, 17 anos, estudante.
Além das sessões gratuitas de cinema, o CEN possibilitou o acesso para as pessoas com poucas condições financeiras. No dia 16 de outubro, o filme “Povo Lindo, Povo Inteligente” foi exibido no Clube das Mães (Rua Curupaiti, 915) no bairro Cristal, Zona Sul de Porto Alegre. A história se passa em Piraporinha, periferia de São Paulo, onde foi retratado o ambiente multicultural que há seis anos se chamou “Sarau da Cooperifa” (Cooperativa Cultural da Periferia). Em seguida, um debate com o diretor deste, Sérgio Gagliardi, e o escritor, Alessandro Buzo refletiram sobre os rumos da disseminação cultural em comunidades carentes. A atividade foi apoiada pelo Projeto de Descentralização da Cultura da Prefeitura.
Sexta-feira (17) ocorreu o encerramento, seguido da premiação dos filmes destaques. O Fim da Picada, de Christian Saghaard, levou o primeiro lugar entre os longas-metragens pelo júri de premiação. Nos votos do júri popular, o longa mais condecorado foi Pan-Cinema Permanente, de Carlos Nader. Ticiano Monteiro e Guto Parente conquistaram o prêmio de melhor curta com Espuma e Osso, segundo o júri da premiação. A Cozinha Maravilhosa, de Juliano Reina, também ficou em primeiro lugar na categoria curtas, pela decisão do voto popular.


Vídeo do Show do Musical Amizade





Link do site do evento: CineEsquemaNovo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo...