quinta-feira, 6 de novembro de 2008

The Offspring em Porto Alegre

Na última terça-feira, a banda californiana The Offspring subiu no palco do Pepsi On Stage para dar início a sua turnê brasileira. O show, que estava previsto para começar às 22h, teve meia hora de atraso, o que colaborou para a ansiedade dos fãs. Seguidos da agitada abertura de Tequila Baby, banda porto-alegrense de punk rock, Dexter Holland, Pete Parada, Kevin Wasserman (Noodles) e Gregory David Kriesel invadiram o palco com Stuff is Messed Up do mais novo álbum, Rise and Fall, Rage and Grace.

Pela segunda vez no Brasil, o Offspring é considerado pai do Punk Alternativo que surgiu por volta dos anos 90. Nascida em 1984, a banda começou sua trajetória com o nome Manic Subsidal e seus integrantes eram Douglas Thompson (Vocal), Dexter Holland (Guitarra e Back Vocal), Gregory Kriesel (Baixo) e Jim Benton (Bateria). Os adolescentes se conheceram no ginásio da escola americana Huntington Beach e se inspiraram na banda local Social Distortion.

Apesar do evento ter começado com atraso, após algumas músicas houve um pequeno intervalo onde Noodles comentou ter gostado muito das músicas do Tequila Baby e elogiou a banda. Dexter Holland e Noodles fizeram algumas piadas e desafiaram a platéia a cantarem junto. Entre as músicas, se destacaram as mais antigas como: Come Out and Play (Smash, 1994), Pretty Fly (For a White Guy) e Why Don’t Get a Job (Americana, 1998).

Seu primeiro single ainda saiu em um disco de vinil pela gravadora Black Label Records com tiragem de mil cópias, contendo as canções "I'll Be Waiting" e "Blackball", mas não teve muito sucesso. Somente com o lançamento do seu CD inicial, The Offspring, que a banda começou a ficar conhecida pelo mundo. E depois da contundente música The Kids Aren't Alright eles se consagraram no ramo musical.

Com o primeiro lote de ingressos esgotados há quase uma semana, o show teve a presença de cerca de 15 mil pessoas superando as capacidades do local. Por causa do grande número de espectadores, muitas pessoas passaram mal e tiveram de ser retiradas pelos seguranças. Alguns fãs tentaram invadir o palco inúmeras vezes e foram convidados a sair também.

Mesmo o show sendo uma celebração do lançamento do mais novo CD, as músicas que embalaram a noite foram as de 97 e 98, fase muito boa da banda. All I Want, do disco Ixnay on the Hombre gerou uma forte interação com os fãs. Dexter tocou guitarra junto com Noodles e não poupou os solos. Greg K. trocou inúmeras vezes de baixo, a maioria da marca Ibanez, todos muito coloridos. Em uma das trocas, um dos captadores do baixo falhou e o baixista teve de trocar no meio da música, porém não houve interrupções.

A banda foi uma das primeiras a disponibilizar músicas para download na internet. O disco Conspiracy of One(2000), foi lançado na internet uma semana antes de sair em CD, causando polêmica. Em 2005 a banda veio a Porto Alegre lançar sua coletânea com os hits bem sucedidos.

Para encerrar, os californianos voltaram ao palco com Self Esteem (Smash). Muita energia e pessoas chorando. Uma hora e quinze minutos de show, fãs gritando e jogando coisas no palco. No último acorde da música Dexter sentenciou o cansaço e encerrou o show com um “it’s over” (traduzindo: acabou) para o desespero dos fãs que ainda esperaram até os instrumentos serem desmanchados para se convencerem de que o show havia, de fato, terminado.

Site Oficial: The Offspring Dot Com
Site Oficial no Youtube: OffspringTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo...