quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Avaliação do Bike Poa

Sabe aquelas bicicletas brancas com cestinha laranja em pontos estratégicos de Porto Alegre? Então, resolvi experimentar o sistema. O resultado você confere aqui e agora:

Primeiro ponto a ser ressaltado: é preciso ser mais que alfabetizado para garantir uma voltinha de 60 minutos. Por quê? Ora, porque não há ninguém que te explique como funciona e as instruções são banais: "acesse o aplicativo e cadastre-se." Abri o site, baixei o App e não consegui me cadastrar de primeira. Na terceira tentativa, entendi como funcionava e finalmente fiz o cadastro. Depois, veio a parte do pagamento, mais um ponto excludente, é preciso ser portador de um cartão de CRÉDITO para usar a bagaça.
A parte do pagamento é ridícula, não te dá opção de desfazer a compra, muito menos um número para o qual ligar caso você decida não desfrutar do passeio. Sem querer, comprei duas vezes o crédito de 10 reais, que permite o uso por um mês. Tentei cancelar um deles em vão. Não sei se vai durar dois meses, ou se em um perderei os 20 reais. God knows. Complicadíssimo.
Feito isso, fui até um ponto, no BarraShopping para ser mais exata. Cheguei lá prevenida, levei o celular, afinal, já sabia que o mesmo seria necessário NOVAMENTE. Daí, liguei para o número de liberação, deu ocupado e caiu. E assim foi até a quarta tentativa. Finalmente liberei a bike. Uma hora para me divertir. Não aguentei, nos 45 do segundo tempo devolvi a bicicleta ao seu posto. Motivo: banco não para na posição e é MUITO duro. E não, não era só a minha que estava assim. Minha mãe foi junto e também não gostou muito.
Concluindo: óbvio que usarei novamente, não vou jogar os 10 reais (ou 20) fora. Mas tá longe de ser um sistema funcional e PÚBLICO, uma vez que só uma pessoa com celular, internet e cartão bancário pode utilizar. Eu realmente espero que eles mudem isso no futuro, inclusive para que os turistas possam usufruir também.

2 comentários:

  1. A dificuldade está atrelada a ter sido o primeiro acesso. O sistema funciona mto bem aqui no Rio. Óbvio que existem alguns problemas, que mtas vezes estão mais atreladas a problemas de conexão de internet do que o próprio funcionamento do sistema. Como porto alegrense, mesmo não morando em POA achei ótimo terem levado essa ideia pra POA.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei ótimo. A liberação da bike via app acontece em questão de segundos, tem várias estações e muitos trechos com ciclovias. O ponto fraco é que a expansão parece não estar ocorrendo na velocidade prevista, com as estações em manutenção por um longo tempo.

    ResponderExcluir

Solte o verbo...