terça-feira, 27 de julho de 2010

Quem está seguindo quem?

Demorou, mas finalmente apareceu, essa semana, uma organização não-governamental internacional que usa a internet para denunciar atos ilegais de administrações públicas e multinacionais. Wikileaks, uma central de uploads e vizualizações de ombudsmen da vida polítca, é o motivo do alvoroço. O site já entrou até para o currículo de estudos de cursos de comunicação. Segundo o professor de jornalismo da New York University Jay Rosen essa é a primeira agência de notícias sem estado que se tem conhecimento.
A mídia se lavou com as informações oferecidas pela plataforma e aproveitou para fezer notícia sobre um vídeo gravado no Afeganistão e postado no site recentemente. Julian Assange, o pai dessa maravilha, foi às telas nesse mês para tonar seu estudo reconhecido. Ele afirma que o conteúdo é seguro, pois antes da divulgação há um processo de verificação.
Agora é só uma questão de tempo. Ou essa ferramenta causara impacto em muitos lugares do mundo, ou nosso amigo Assange se tornará um inimigo público dos detentores de poder e logo, logo sumirá, levando consigo o que talvez pudesse ter sido um meio de salvação da humanidade.
 
Veja aqui a matéria da CNN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo...