domingo, 20 de dezembro de 2009

Chanuka - חנכה

Desde criança meus natais sempre foram muito diferentes. Em parte porque morei em Israel de 1993 a 1995, e também por minha mãe ter se convertido ao judaísmo. Lembro que durante muito tempo comemoramos todas as festas judaicas. Tradição que na verdade era mantida junto com as festas daqui. Afinal era muito difícil ter uma criança em casa e não montar árvore, comer peru ou esperar papai Noel nas noites quentes de dezembro.
O tempo passou e algumas celebrações foram deixadas de lado, acreditem, o judaísmo sabe dar boas festas! Mas uma em especial ficou: o Chanuka (no hebraico quer dizer dedicação). Muitos de vocês talvez nunca tenham ouvido falar nesta palavra. Porém, o Chanuka nada mais é do que o Natal judaico, cuja celebração gira em torno de um milagre que aconteceu em Jerusalém (em hebraico: Ir a Shalom; e na tradução literal: cidade da paz).
Na tentativa de resistir à ocupação helenística, os judeus se organizaram e se armaram para retomar seu Templo Sagrado (aquele do muro famoso, estão lembrados?!). Furiosos, os invasores corrompem o óleo que era utilizado no acendimento das velas durante os rituais. O restante não é suficiente para iluminar um dia sequer. No entanto, na ânsia de impor seus costumes novamente, os judeus insistem em acender a menorah (um candelabro com sete velas). Para o espanto de todos, as velas queimam até o fim totalizando oito dias.
Por isso, em dezembro quando ocorre o 24º dia do mês judaico de Kislev, se comemora o tão famoso Festival das Luzes. Em Israel, todos os lugares são enfeitados com milhões de lâmpadas brancas e ao cair do sol o país se ilumina. São oito dias de farra, em cada um se acende uma vela a mais até completar a chanukia (uma menorah com nove velas). Se canta músicas como Ness gadol haiá sham (na tradução Um grande milagre aconteceu lá). E se come deliciosos Sufganiot, sonhos recheados com doce de leite.
Árvore de Natal e Chanukia fazem parte da decoração da sala, das intermináveis discussões, e de um grande número de livros... Livros! O povo judeu é o povo do livro. Levamos isso muito a sério. Chanuka é uma festa de luz, de sabedoria e de respeito ás diferenças. Apesar de não ser muito popular fora de seu círculo, já teve aparições em seriados famosos, tais com Seinfeld e The O.C.. Alías, no último os personagens judeus da família Cohen comemoram o “Christmuska”, uma mistura dos dois feriados. O que pode ser mais atual? Cada vez que uma Chanukia e uma árvore de Natal convivem pacificamente aquele milagre continua acontecendo.
Texto em colaboração de Rossana Cattani, professora de inglês e jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo...