sexta-feira, 11 de junho de 2010

Fotografia em 360º

Não é uma tentativa de pinhole em cima de um skate. É a nova invenção da Lomography, marca famosa de câmeras fotográficas nada convencionais. A Spinner 360º é uma simpática máquina que gira em torno de si enquanto bate a foto.
A ideia não é novidade, em 1787 o pintor inglês Robert Barker registrou o termo "panorama" para descrever suas pinturas cilíndricas. Um pouco depois, quando nasceu a fotografia (1826) criada por Frenchman Joseph Nicéphore Nièpce, a busca por tornar imagens paralelas à realidade da época fez com que surgisse, em 1843, a primeira câmera panorâmica, do austríaco Joseph Puchberger.
No início, elas eram pesadas e cheias de manivelas ou engrenagens. Somente nos anos 50 começaram a ser fabricadas máquinas 35mm com o mesmo efeito. No entanto, a exigência por altas resoluções foi responsável pela introdução de novos formatos: 70mm, 120mm e até o 220mm.
O diferencial desse lançamento da Lomography é que a câmera combina o quadro-a-quadro e a fotografia panorâmica. Uma história cíclica é o resultado dessa experiência.


Confira como funciona:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo...