segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Estudantes reciclam óleo de cozinha

Nesta segunda-feira (05), o mestrando de Engenharia e Tecnologia de Materiais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Ronaldo Silvestre da Costa, esteve com os alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) do curso de Jornalismo para explicar o novo programa de geração de biodiesel, o Projeto Social Eco-Óleo. A proposta, que partiu dos alunos do curso de mestrado, se resume em coletar óleo já utilizado e produzir o novo combustível, arrecadando renda para a comunidade carente do bairro Mario Quintana, com a ajuda do Centro Social Marista (Cesmar).

A Faculdade de Química da PUCRS realizou uma parceria com a empresa RSBIO, que cedeu aos estudantes e pesquisadores uma usina pequena, localizada dentro da Cesmar, e cuja capacidade de produção é de 800 litros por dia. “O biodiesel é obtido da reação química entre o óleo de fritura e álcool. Depois desta reação, o biodiesel deve ser purificado, separando-o da glicerina que se forma no processo”, da Costa explica que nada é desperdiçado, uma vez separada a glicerina, esta é usada para fabricar outros produtos como sabonetes, por exemplo.

A arrecadação do óleo será feita por meio de bombonas de 30 litros que serão instaladas dentro da universidade e em escolas do grupo Marista de Porto Alegre, pela Secretaria do Meio Ambiente (Smam) juntamente com o Departamento de Limpeza Urbana. Ronaldo Silvestre da Costa, que coordena o projeto, garante: “nós já estamos em negociação com os bares e restaurantes da PUCRS para que eles nos doem óleo utilizado na fritura”. A campanha já possui um material gráfico que visa estimular as pessoas a não descartar incorretamente o alimento.

“O óleo de cozinha é uma fonte renovável de energia, que se for descartado incorretamente, pode levar a uma contaminação do solo e problemas de esgoto”, afirma da Costa. Parte do biodiesel será destinado à Smam para abastecer a frota de veículos. Outra parte para a empresa RSBIO e outra será utilizada no Cesmar.


Contatos:
Telefones: (51) 3366-3817 e (51) 3320-3549
E-mail: quimica@pucrs.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo...