domingo, 12 de setembro de 2010

O homem rege a religião e a religião rege o homem



O quão frustrante seria para o homem descobrir cientificamente que a bíblia foi escrita por um romancista bêbado há milhares de anos atrás? Às vezes eu penso que a bíblia só tem o valor que tem por, talvez, ter sido a primeira grande coletânea de escritos da história humana. Claro que depois com o surgimento da prensa surgiram milhares de outros livros mais interessantes. Porém já era tarde. O mal já estava feito e o conhecimento divino disseminado pelo mundo. É impressionante a necessidade humana de se crer em algo maior. Temos dificuldade em aceitar que não existe nenhum propósito em viver.
Será que se isolassem um grupo de bebes em uma caverna (como no mito de Platão) eles criariam alguma forma de religião?
Outra coisa que me deixa abismada é que as 3 grandes religiões (judaísmo, cristianismo e islamismo) vem do mesmo lugar e convergem para o mesmo lugar. Pensem um pouco, para as três tudo começou ali por Israel e tudo deve terminar por lá. Seria Israel a chave? O que tem esse pequeno pedaço de deserto de tão especial?
Claro que ele é significativo hoje em dia para muitas pessoas, inclusive para mim. Mas, como que ele se tornou significativo? Por que Jesus, Maomé e o messias judeu perdido seriam de lá? Eles não poderiam ser de qualquer outro lugar? Qualquer outro lugar sustentaria o mito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo...