quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Textos

A Cultura Digital
Texto de Rogério da Costa


O texto aborda a experiência dos jornalistas frente as novas tecnologias. Rogério da Costa enfatiza que saber interagir com os aparelhos modernos é um passo fundamental para crescer no mercado de trabalho e antigir as nossas metas. Ele comenta a importância das interfaces, pequenas "páginas" da Internet, cujo conteúdo tem como objetivo influenciar o internauta. O escritor também faz um pequeno flashback na história da Internet, falando sobre fatos importantes e os resultados inesperados. Também tira dúvidas sobre o assunto telespectador/internauta e termina falando sobre o excesso de informações encontradas na Internet.

A arte de fazer um jornal diário
Texto de Ricardo Noblat

Ricardo Noblat inicia o texto com um diálogo entre um leitor e um jornalista, logo após comenta sobre o futuro incerto dos jornais. Noblat acredita que estes deixarão de existir em breve, uma vez que os meios de comunicação tecnológicos - como a Internet - crescem cada vez mais. As soluções que ele sugere parecem, à principio, bastante simples, mas não são. Segundo ele é preciso formar uma nova conscientização dos novos meios de comunicação, é preciso também mudar a mentalidade dos jornalistas. Noblat, que também é jornalista, diz que estes tendem a pensar que são "Deuses" e que por isso são os donos da verdade, porém esse pensamento é falso e distorcido. O escritor critica e aborda vários assuntos sobre o jornal impresso, dando boas sugestões e inspirando os futuros jornalistas.

Esses textos foram dados em aula pelos professores da cadeira de Lab. Vale a pena ler os dois, além de informativos, são divertidos e abrem a mente das pessoas para novas idéias.



Editorias

Olá, sou eu, a Deborah, postando... Na última aula nós fizemos as reportagens do Jornal do Lab e eu decidi postar a minha :) Aí está, fiz parte da editoria política e escrevi, junto com a Ondina, uma reportagem sobre o caso dos 40 acusados do mensalão no mês passado. Enjoy it!


"Acusados do mensalão responderão a processos

Na terça-feira do dia 28 de agosto de 2007, o Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou o julgamento que definia a ação penal de cada um dos 40 acusados pelo esquema do “mensalão” e decidiu que estes irão responder a processos. Denunciados pelo procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, foram acusados de pagar propina a parlamentares em troca de apoio político, peculato (desvio de verba pública para o benefício próprio), formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, entre outros delitos nos quais a pena pode chegar a 16 anos de prisão. Seguindo o voto do relator, Joaquim Barbosa, os ministros votaram contra os principais envolvidos no esquema: José Dirceu, ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Genoino, deputado federal, Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, e Silvio Pereira, ex-secretário-geral do partido. A reação popular às denúncias de compra de votos de parlamentares deixaram os petistas temerosos quanto ao resultado das próximas eleições. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Mensalão foi criada em 2005 em função de denúncias do então deputado Roberto Jefferson (PTB). O caso está sendo apurado, mas não há previsão para as condenações, pois os réus são muitos e as penas variam de acordo com as acusações."


Deborah Cattani e Ondina Dumoncel