terça-feira, 25 de novembro de 2008

BarraShoppingSul traz 8 salas de cinema à Porto Alegre

O Cinemark inaugurado nesta última sexta-feira (21), no mais recente shopping center da capital gaúcha, BarraShoppingSul, possui 8 salas e 2.185 lugares. Atendendo a demanda do público da Zona Sul, que antes contava apenas com o Guion Sol, o novo cinema conta com lugares marcados, venda de ingressos através de auto-atendimento com cartão de débito, telas gigantescas e a maior sala da cidade – são 376 superando até mesmo o Cinemark Bourbon Ipiranga, por 28 assentos.
Com os mesmos padrões dos outros 44 cinemas da rede Cinemark no Brasil, este investe muito no conforto da platéia. As poltronas foram desenhadas de forma a oportunizar assentos para pessoas com necessidades especiais, são 44 assentos ao todo. Além disso, as vendas de ingressos estão disponíveis na internet, para evitar o deslocamento até o local antes do filme. O cinema é equipado com a mais alta tecnologia, uma das salas tem sistema digital de som com certificado THX, um desenvolvimento do cineasta George Lucas. Seguindo o exemplo do Unibanco Arteplex, na sala 5 estão instalando projeção 3D e deve ficar pronta no meio de dezembro.
A criação deste complexo incentiva a transição para o novo modelo da rede cinéfila, atraindo as pessoas pela diversidade de títulos em cartaz e concentrando-se em centros urbanos. Atualmente, Porto Alegre soma 65 salas de exibição cinematográfica. Ainda este ano, seis salas do grupo GNC serão inauguradas no shopping Iguatemi. No próximo ano, a estimativa é que a cidade passe Curitiba, que hoje possui 67 salas. Se isto ocorrer, a capital gaúcha ocupará a quinta posição no ranking das cidades com mais salas de cinema no país. Na relação número de salas versus população, a cidade mantém o 3º lugar entre as capitais, agora com um cinema para 21,5 mil habitantes. Vitória com 1/18,4 mil e Florianópolis com 1/20,8mil lideram a lista.

Para comprar os ingressos pela internet, visite o site do Cinemark!

ANIMATV realizará oficinas

As escrições para s Oficinas para Formatação de Projetos ANIMATV estão abertas. As oficinas têm como objetivo ajudar os participantes a promover o desenvolvimento dos pré-projetos propostos pelo Concurso ANIMATV. Oportunizando a discussão das séries clássicas e contemporâneas de animação e abrindo espaço para falar das técnicas e estética dos caminhos possíveis para efetuar o pré-projeto com sucesso. As inscrições devem ser realizadas via e-mail através dos formulários disponíveis no site. As vagas são limitadas a 30 participantes em cada Oficina. Caso o número de inscritos exceda esse número, será realizado sorteio para seleção dos participantes. Apesar das oficinas serem regionais, é permitida a participação de autores de outros estados em todas as oficinas.
Para participar das Oficinas os interessados deverão apresentar uma idéia inicial de série para faixa etária compreendida entre 6 e 14 anos. O pré-projeto deverá conter:
a. Conceito Geral (três linhas apresentando de forma resumida a proposta de série a ser trabalhada na Oficina);
b. Proposta de Série de Animação (dois parágrafos detalhando o conceito geral, com informações sobre o tema e o tom da série, seu enredo e conflitos centrais);
c. Personagens (descrição de pelo menos três personagens da série. Mínimo de duas linhas para cada);
d. Concepção Visual (três linhas descrevendo a concepção visual que se pretende dar ao projeto);
e. Arte Conceitual ilustrativa (mínimo de 1 desenho);
f. Argumento do episódio-piloto (mínimo de dez linhas);
g. Desenho de Produção.
OBS: É opcional a inclusão de trecho de estudo para storyboard; argumentos de outros episódios e orçamento.

Informações sobre Porto Alegre
Realização: TVE-RS
Apoiador: Santander Cultural
Local: Santander Cultural - Sala Oeste
Endereço: Rua Sete de Setembro, 1028 - Praça da Alfândega
Período: 01/12 a 05/12
Turno: 14h00 às 18h30
Carga Horária: 20h30
Vagas: 30
Oficineiro: Diego Stoliar
Responsável pelas inscrições: Vera Vergo
Email para inscrições: animatv@tve.com.br
Período de inscrições para a Oficina: até 27/11 às 19h00
Por Deborah Cattani

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Bruno Barreto traz relato desconhecido do ônibus 174

Sandro Rosa do Nascimento passou a ser parte do Brasil no dia de sua morte, 12 de junho de 2000. Ao seqüestrar o ônibus da linha 174 no Rio de Janeiro, na tentativa de realizar apenas um assalto, as coisas se encaminharam para outro lado. O sensacionalismo midiático, a apreensão dos passageiros e a pressão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foram pequenos estímulos para uma tragédia que não só mudou a realidade no país, como também culminou em um documentário: Ônibus 174 de José Padilha.

Obcecado pela história e pelo documentário de Padilha, Bruno Barreto decidiu fazer um filme ficcional retratando a complexa trajetória de Sandro, mas o foco agora incidia para os bastidores. Ao saber que o protagonista havia sobrevivido à famosa chacina da Candelária, - meninos de rua entre 11 e 19 anos mortos e feridos por policiais na frente de uma igreja no Rio de Janeiro em 1993 - Barreto se apegou ainda mais ao relato. Mas seu ponto ápice foi a descoberta de um drama ignorado pelo jornalismo da época e pouco valorizado no documentário de Padilha, Sandro era órfão desde os seis anos, quando viu a mãe grávida ser morta a facadas por traficantes.“Fiz um filme sobre a condição humana e não sobre a condição social do Brasil. Sua história, baseada em acontecimentos reais, narra as trajetórias de uma mãe que perde o filho e de um filho que perde a mãe.”, define o diretor.

Enquanto isso, uma mulher que havia perdido o filho recém nascido e estava a procura deste, encontra Sandro. “Depois de pesquisar, descobri que ela tivera um filho chamado Alessandro cujo pai ela não tinha certeza quem era. Todos os dias de manhã, ela saía para o trabalho e deixava o menino com a vizinha. Um dia, ao voltar, a vizinha e Alessandro tinham desaparecido. Ela passou a viver obcecada pela idéia de recuperar o filho." , Barreto conta o drama desta mulher que acabou adotando Sandro. O diretor ainda ressalta: "o drama dessas duas pessoas em busca de afeto e que tentam sobreviver em condições totalmente desfavoráveis poderia acontecer em qualquer lugar e qualquer época”.

A reconstituição da vida do personagem não se esforça para ser extremamente fidedigna ao real, pois algumas mudanças foram feitas objetivando cativar o público. As cenas do seqüestro foram filmadas rigorosamente no mesmo local onde aconteceu a tragédia. “Escolhi filmar todos os exteriores – fora do ônibus – com câmeras de TV, colocando-as exatamente onde estavam quando o fato aconteceu, com um resultado que parecia material de noticiário”, diz o cineasta. Com roteiro de Braulio Mantovani, mesmo roteirista de Cidade de Deus, o filme promete ser um sucesso de bilheteria. A crítica já fez sua parte na divulgação, no momento em que se demonstrou interesse em captar o ponto de vista do outro lado o filme passou a ser alvo de diversas opiniões sobre o assunto. A equipe de Última Parada 174 espera transmitir a mensagem que a violência urbana urge em mostrar todos os dias, mas poucos prestam atenção.


Confira o trailer do filme:


quinta-feira, 6 de novembro de 2008

The Offspring em Porto Alegre

Na última terça-feira, a banda californiana The Offspring subiu no palco do Pepsi On Stage para dar início a sua turnê brasileira. O show, que estava previsto para começar às 22h, teve meia hora de atraso, o que colaborou para a ansiedade dos fãs. Seguidos da agitada abertura de Tequila Baby, banda porto-alegrense de punk rock, Dexter Holland, Pete Parada, Kevin Wasserman (Noodles) e Gregory David Kriesel invadiram o palco com Stuff is Messed Up do mais novo álbum, Rise and Fall, Rage and Grace.

Pela segunda vez no Brasil, o Offspring é considerado pai do Punk Alternativo que surgiu por volta dos anos 90. Nascida em 1984, a banda começou sua trajetória com o nome Manic Subsidal e seus integrantes eram Douglas Thompson (Vocal), Dexter Holland (Guitarra e Back Vocal), Gregory Kriesel (Baixo) e Jim Benton (Bateria). Os adolescentes se conheceram no ginásio da escola americana Huntington Beach e se inspiraram na banda local Social Distortion.

Apesar do evento ter começado com atraso, após algumas músicas houve um pequeno intervalo onde Noodles comentou ter gostado muito das músicas do Tequila Baby e elogiou a banda. Dexter Holland e Noodles fizeram algumas piadas e desafiaram a platéia a cantarem junto. Entre as músicas, se destacaram as mais antigas como: Come Out and Play (Smash, 1994), Pretty Fly (For a White Guy) e Why Don’t Get a Job (Americana, 1998).

Seu primeiro single ainda saiu em um disco de vinil pela gravadora Black Label Records com tiragem de mil cópias, contendo as canções "I'll Be Waiting" e "Blackball", mas não teve muito sucesso. Somente com o lançamento do seu CD inicial, The Offspring, que a banda começou a ficar conhecida pelo mundo. E depois da contundente música The Kids Aren't Alright eles se consagraram no ramo musical.

Com o primeiro lote de ingressos esgotados há quase uma semana, o show teve a presença de cerca de 15 mil pessoas superando as capacidades do local. Por causa do grande número de espectadores, muitas pessoas passaram mal e tiveram de ser retiradas pelos seguranças. Alguns fãs tentaram invadir o palco inúmeras vezes e foram convidados a sair também.

Mesmo o show sendo uma celebração do lançamento do mais novo CD, as músicas que embalaram a noite foram as de 97 e 98, fase muito boa da banda. All I Want, do disco Ixnay on the Hombre gerou uma forte interação com os fãs. Dexter tocou guitarra junto com Noodles e não poupou os solos. Greg K. trocou inúmeras vezes de baixo, a maioria da marca Ibanez, todos muito coloridos. Em uma das trocas, um dos captadores do baixo falhou e o baixista teve de trocar no meio da música, porém não houve interrupções.

A banda foi uma das primeiras a disponibilizar músicas para download na internet. O disco Conspiracy of One(2000), foi lançado na internet uma semana antes de sair em CD, causando polêmica. Em 2005 a banda veio a Porto Alegre lançar sua coletânea com os hits bem sucedidos.

Para encerrar, os californianos voltaram ao palco com Self Esteem (Smash). Muita energia e pessoas chorando. Uma hora e quinze minutos de show, fãs gritando e jogando coisas no palco. No último acorde da música Dexter sentenciou o cansaço e encerrou o show com um “it’s over” (traduzindo: acabou) para o desespero dos fãs que ainda esperaram até os instrumentos serem desmanchados para se convencerem de que o show havia, de fato, terminado.

Site Oficial: The Offspring Dot Com
Site Oficial no Youtube: OffspringTV

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

60 anos de PUCRS, 14 andares de biblioteca

A maior e mais tecnológica biblioteca de toda a América Latina inaugura nesta sexta-feira, dia 7 de outubro. A nova iguaria terá 21 mil metros quadrados com tecnologia avançada de rastreamento e identificação de documentos, auto-devolução e auto-empréstimo de obras. É o fim das multas e dos papéis burocráticos! A abertura tão esperada, por alunos e professores, começa as 10h e vai dar início às comemorações do aniversário de 60 anos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Uma série de atividades está prevista, entre elas o lançamento de um livro sobre a história e trajetória da universidade gaúcha.

Para saber mais sobre a Biblioteca Central Irmão José Otão, acesse o site:
http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/pucrs/Capa/Noticias?p_itemid=1041420


Deborah Cattani

Curso debate comportamento da mídia brasileira

Promovido pelo Grupo de Pesquisa, Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS) o curso “Mídia, Controle e Democracia” contou com seis encontros durante a semana passada. Com objetivo de introduzir uma análise crítica dos meios midiáticos brasileiros ao público, o evento trouxe grandes nomes da Comunicação Social para ministrar aulas abordando tópicos pré-selecionados.

Para os que não puderam comparecer nas palestras, uma equipe de estudantes e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) transmitiu via internet todo o evento usando um sistema on-line chamado UStream TV. A organização também disponibilizou um endereço no MSN para que todos os espectadores virtuais pudessem dar sua opinião a respeito do assunto e fazer perguntas aos palestrantes. Um coletivo de Teresina, no Piauí, acompanhou o evento dessa forma.

Laurindo Leal Filho, professor da Universidade de São Paulo (USP), e Valério Cruz Brittos, professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), comandaram a abertura do curso com um debate perspicaz abordando o tema “Comunicação, Capitalismo e Políticas Públicas”. As cinco aulas que ocorreram de segunda à sexta-feira, foram sediadas no auditório do Sindicado dos Técnicos do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul (Afocefe), centro de Porto Alegre.

Laurindo Leal mal obteve a palavra e já discursou sobre os males que a imprensa brasileira vem causando. Segundo ele, o povo é manipulado pelas grandes redes de televisão, onde a indústria discute todo tipo de assunto, exceto ela mesma. “A mídia diz que estamos na sociedade da informação, informação do que? Estamos na sociedade da fome”, afirma o professor ao tratar do assunto. Em suas palavras, é a mídia quem cria novas necessidades para a permanência do capitalismo atual. E ele explica parafraseando Karl Marx: “Estamos em uma crise capitalista. O pensamento da classe dominante se torna dominante”.

Após o simpósio, muitas perguntas foram estimulando ainda mais o debate. A associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço - RS) marcou presença contestando a falta de interesse dos governos em investir na comunicação como comunhão, processo democrático. Entre os espectadores, a presidente do Conselho Regional de Psicologia, Ivarlete Guimarães de França aproveitou a deixa para relembrar o movimento nacional, “Abaixo a Baixaria na Televisão”, e questionar as novelas atuais.

Outros docentes da área ministraram tópicos em torno assunto em voga. Para fechar o curso, uma atividade especial, realizada no sábado (1), na Sede Campestre da Afocefe, tratou da recente fusão da Brasil Telecom com a Oi, da legislação da comunicação do Brasil e o andamento dos processos jurídicos de concessão de outorga das rádios comunitárias no Rio Grande do Sul.


Sites:
http://www.crp07.org.br/index.php - Conselho Regional de Psicologia
http://www.proconferencia.com.br/ - Movimento Pró-Conferência Nacional de Comunicação
http://mocambiquebrasil.blogspot.com/ - Observatório da Digitalização, Democracia e Diversidade (DDD)